sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Projeto: “Leitores críticos e criativos - desenvolver a competência literária, o texto e a ilustração”

  
O Projeto “Leitores críticos e criativos-desenvolver a competência literária, o texto e a ilustração”, da responsabilidade das professoras Fernanda Costa e Leonor Gomes, decorre no agrupamento há vários anos, com atividades inovadoras e diversificadas abrindo, assim, um leque de competências ao nível da escrita criativa e do conhecimento generalizado da cultura e da arte. Os trabalhos completam-se com exposições, visitas guiadas a museus e atividades de rua, com o envolvimento de pais/encarregados de educação, vários intervenientes da comunidade educativa, bem como de diversas personalidades da cultura local. O resultado final considera-se relevante para a comunidade escolar e extraescolar, pois valoriza-se o trabalho e o esforço do aluno, promove-se uma articulação interdisciplinar, interturmas e interciclos.
O Projeto abrange, também, a dinamização de um grupo de teatro, sendo que esta componente se tornou essencial no combate à desigualdade de oportunidades, desenvolvimento do espírito crítico e de uma prática reflexiva, rompendo com estereótipos culturais e preconceitos.
A leitura dramatizada da história "Desculpa... Por acaso és uma bruxa" foi apresentada em várias escolas do 1º ciclo do agrupamento, com o intuito de motivar e despertar a curiosidade pelos livros e pela leitura a todas as crianças, bem como incentivá-las a frequentar com regularidade a biblioteca das suas escolas.
Então vejam as imagens das atividades desenvolvidas na escola Artur Mirandela e na escola do Toural, onde os alunos assistiram com muita atenção e participaram entusiasticamente nas atividades propostas:




                                                                        
Na escola Augusto Moreno as professoras trabalharam poemas de um autor bem conhecido:
José Jorge Letria

Leitura à sorte e escrita à solta”, foi o mote para ler poemas com rimas, de José Jorge Letria. As crianças de 4º ano criaram rimas para os nomes dos colegas e a leitura dessas rimas foi feita através de um jogo, no qual, as regras eram ditadas por 4 cubos: cubo dos tiques, das emoções, das personagens e da entoação.
Foi com muita motivação e divertimento que esta atividade decorreu!

 
                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário