O Projeto “O outro lado de nós
- Recolha do património material e imaterial”, da responsabilidade da professora Ana
Sá, pretende envolver toda a comunidade, nas diferentes escolas do
Agrupamento, divulgando a cultura, o património, usos e costumes do concelho de
Bragança promovendo uma nova dinâmica de socialização, de comunicação e
inerentemente, de desenvolvimento.
Tem como objetivos específicos:
- Valorizar a sabedoria popular, os costumes, as tradições, a oralidade;
- Incutir nas gerações mais novas o respeito pelo património material e imaterial;
- Participar ativamente nas atividades desenvolvidas;
- Recolher informação em diferentes áreas;
- Registar informação recolhida;
- Reproduzir através de textos, ou com recurso a outro suporte, experiências vividas;
- Realizar diversos trabalhos, fazendo-se a interdisciplinaridade.
Deixamos, em seguida, o registo de algumas atividades desenvolvidas em diferentes escolas, ao longo do ano.Para comemorar o dia de S. Martinho, na escola de Izeda, realizaram-se alguns jogos tradicionais, como a roda e a gancheta e as andas.
Tem como objetivos específicos:
- Valorizar a sabedoria popular, os costumes, as tradições, a oralidade;
- Incutir nas gerações mais novas o respeito pelo património material e imaterial;
- Participar ativamente nas atividades desenvolvidas;
- Recolher informação em diferentes áreas;
- Registar informação recolhida;
- Reproduzir através de textos, ou com recurso a outro suporte, experiências vividas;
- Realizar diversos trabalhos, fazendo-se a interdisciplinaridade.
Deixamos, em seguida, o registo de algumas atividades desenvolvidas em diferentes escolas, ao longo do ano.Para comemorar o dia de S. Martinho, na escola de Izeda, realizaram-se alguns jogos tradicionais, como a roda e a gancheta e as andas.
Na escola das Cantarias, todos os alunos, e na
escola de Santa Comba de Rossas, os alunos do 1º e 2º anos, visionaram um PowerPoint com a lenda da Torre da princesa/lenda da Torre do castelo de Bragança.
Depois da exploração oral da lenda, com o recurso à
pintura, ao recorte, à dobragem e à reciclagem de pacotes de leite, fizeram-se
castelos que ficaram muito bonitos.
Na escola do Toural,
os alunos do 1º e 2º anos, também aprenderam a mesma lenda, no entanto os trabalhos realizados foram diferentes.
Ora vejam que lindas princesas e príncipes feitos com molas de
madeira, ímanes, eva e laços de
feltro.
Os alunos do 4.º ano, da turma M4, visualizaram um PowerPoint sobre a invasão árabe e o legado do seu património, no território nacional e no concelho de Bragança.
No final fizeram
caixinhas, utilizando cartão, cola, tesoura, tintas e missangas.
No 4º ano, turma L4, trabalharam a mesma temática, invasão
árabe na Península Ibérica, e pintaram um azulejo com a técnica do guardanapo, usando tintas, pincéis, cola e verniz.
Os alunos do 3º ano aprenderam a
história: “O cavaleiro e a princesa moura” e fizeram pequenos príncipes e
princesas com feltro, lã, cordel dourado, madeira e ímanes.
Na escola Artur Mirandela, os alunos do 1º ano
ouviram a mesma história e fizeram lindos
príncipes e princesas, com o recurso de eva, tintas, cola, ímanes e molas de madeira.
Na escola Augusto Moreno trabalhou-se a
história: “Um Milagre de Natal” e os alunos de 1º e 2º anos fizeram anjinhos com
feltro, lã, cola e eva.
Também fizeram anjinhos, muito bonitos, reutilizando materiais, tais como: CD’s, lã, feltro,
canetas de acetato, bolas de esferovite, cartolina e fita de embrulho.
Na escola da Mãe d´Água explorou-se a mesma história: “Um Milagre de Natal”.
Os alunos do 3º ano pintaram
anjinhos num azulejo, utilizando a técnica
do guardanapo.
Para fazer os anjinhos, os alunos do 1º ano usaram
o recorte, a colagem e dedadas de tinta.
Os alunos do 4º ano, com a técnica do guardanapo,
pintaram lindas paisagens de inverno.
Todos os trabalhos ficaram maravilhosos e os alunos participaram ativamente nas atividades!
Aqui ficam mais exemplos:
Sem comentários:
Enviar um comentário